cinemacultureEvents

Angela Davis: A World Of Greater Freedom

A vida e obra da ativista norte-americana no filme-ensaio

  • Angela Davis: A World Of Greater Freedom
  • Manthia Diawara, 2023, 77 min.
  • Com legendas em português
  • CCB | 30 setembro | sábado | 19h00 | Grande Auditório

FICHA TÉCNICA

  • Realização Manthia Diawara
  • Produção Maumaus/Lumiar Cité
  • Produção executiva Jürgen Bock

Após a sua apresentação na Bienal de Sharjah, a estreia portuguesa do filme-ensaio Angela Davis: A World of Greater Freedom (2023), da autoria de Manthia Diawara, acontece no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém. Produzido por Maumaus/Lumiar Cité e cofinanciado pela Fundação Centro Cultural de Belém, o filme reflete sobre a vida e a obra da ativista norte-americana Angela Davis, mas não se constrói como uma biografia ou uma narrativa fictícia. Em vez disso, as imagens de Diawara, intercaladas com material de arquivo, apresentam-se como um compêndio poético do pensamento crítico de Davis e uma inspiração para traçar novos imaginários e relações dentro de um emergente mundo novo.

A câmara de Diawara segue Davis a caminhar por uma floresta de sequoias gigantes, a trabalhar no jardim ou a passear o cão, enquanto esta reflete sobre inúmeras questões, incluindo as noções e ideias de liberdade, resistência, revolta, reconstrução do mundo, negritude política, pensamento negro radical, música, (inter)nacionalismo, feminismo (no Sul Global), abolição, complexos prisionais industriais, mudanças geracionais, dialéticas, contradições, África, sexualidade, desejo e, também, de amizade.

À exibição segue-se uma conversa entre Manthia Diawara e a investigadora Sarah Lewis-Cappellari:

Sarah Lewis-Cappellari é curadora, dramaturga e doutoranda em Performance Studies na University of California, Los Angeles (UCLA). O seu trabalho aborda a interação entre performance, arte contemporânea, economias visuais coloniais e cultura negra. Em Berlim, concluiu o mestrado no programa Art in Context da University of Arts Berlin e colaborou com o Mobile Academy Berlin, coletivo de arte e ciência, como uma das principais curadoras e investigadoras. Sarah Lewis-Cappellari investigou e trabalhou com práticas artísticas colaborativas, enquanto membro do coletivo de performance LEWIS FOREVER, com apresentações no Performance Space 122 e no New Museum (ambos em Nova Iorque). Como membro independente, colaborou com SOIT, cujas apresentações incluem: Agora (Bruxelas), Sophiensaele (Berlim) e Tanzhaus NRW (Düsseldorf).

Manthia Diawara (Mali) é escritor, cineasta e professor na New York University. Para além de ser autor de diversas publicações sobre o cinema de África e das suas diásporas, contribuiu com ensaios sobre arte e política para Artforum, Mediapart, LA Times, Libération e The New York Times Magazine, entre muitos outros. Entre os seus filmes destacam-se: AI: African Intelligence (2022), A Letter from Yene (2022), An Opera of the World (2017), Negritude: A Dialogue between Soyinka and Senghor (2015), Édouard Glissant, One World in Relation (2010), Maison Tropicale (2008), e Rou0ch in Reverse (1995). A sua obra foi apresentada em festivais, bienais e exposições, incluindo: 34.ª Bienal de São Paulo; Biennale de Dakar; Centre Pompidou, Paris; documenta 14, Kassel; Festival Internacional de Cinema de Berlim; Haus der Kulturen der Welt, Berlim; Lumiar Cité; MOCA Busan; Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madrid; Museu de Serralves; e Serpentine, Londres.

Comissariado por Sharjah Art Foundation, cocomissariado por TBA21 Thyssen­Bornemisza Art Contemporary, financiamento de Mellon Foundation, financiamento adicional de Fundação Centro Cultural de Belém e República Portuguesa–Cultura/Direção-Geral das Artes.

Confirme sempre junto da sala de espetáculos ou promotor as condições de acesso, confirmação da data ou horário, local de venda dos bilhetes, preço e disponibilidade.

Siga-nos nas redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e TikTok e veja os nossos conteúdos exclusivos.

Please follow and like us:
Pin Share
Show More

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button
error: Content is protected !!