O evento multicultural que celebra o melhor da tradição portuguesa do fado regressa ao Rio de Janeiro, Brasil.
O Festival Fado chega ao Rio de Janeiro nos dias 5 e 6 de novembro, com uma extensa programação na cidade. Na sua 16ª edição, o Festival tem como tema “O Fado e os Bairros” e conta com concertos de Sara Correia e Camané. Além destes, traz uma exposição com curadoria do Museu do Fado sobre “Os Bairros de Lisboa”, que também poderá ser vista no Vivo Rio.

A programação inclui ainda a exibição do filme “Do Bairro”, de Diogo Varela Silva, e a conferência “O Fado e as Ruas de Lisboa”, com a presença do fadista e músico Diogo Clemente, que terão lugar no Real Gabinete Português de Leitura.
Esta nova edição destaca a profunda ligação entre o Fado e os bairros históricos de Lisboa, como Alfama, Mouraria, Bairro Alto ou Madragoa. São lugares centrais na memória popular lisboeta e que nos permitem compreender o nascimento e a transmissão desta tradição musical urbana.
PROGRAMA
Quinta-feira, 5 de novembro
14h30 – Conferência “A Rua e o Fado” com Diogo Clemente, no Real Gabinete Português de Leitura
O compositor, produtor e guitarrista Diogo Clemente aborda, nesta conferência, como o Fado já é algo intrínseco no dia a dia das ruas e dos bairros de Lisboa. Trata-se de uma relação simbólica de como o género musical influenciou e é influenciado pelos habitantes da cidade. O Fado é uma consequência da vida e das vivências que o tornam num jornal do povo e das almas, compreendido por todos, mas que, ao mesmo tempo, tem a sua própria linguagem em cada bairro da cidade e em cada casa de Fado.
15h30 – Exibição do documentário “Do Bairro”, no Real Gabinete Português de Leitura
Dirigido pelo cineasta português Diogo Varela Silva, o documentário vai até ao coração do centro histórico lisboeta, aos bairros de Alfama e da Mouraria, onde os moradores se reúnem para contar as suas histórias e as suas tradições. O filme aborda também as transformações vividas por estas comunidades, entre a memória local, o fado e as mudanças urbanas.
19h – Abertura da Exposição “Os Bairros de Lisboa”, no Vivo Rio
A mostra recupera imagens, personagens e referências ligadas aos bairros populares de Lisboa. Com curadoria do Museu do Fado, a exposição revela como essas regiões se transformaram em espaços fundamentais para a construção da memória fadista.

Sexta-feira, 6 de novembro
21h00 – Concerto de Sara Correia, no Vivo Rio
Sara Correia regressa ao Festival Fado, agora com o merecido estatuto e reconhecimento do público no seio da música portuguesa. Em 2018, lançou o seu primeiro álbum, Sara Correia, que lhe valeu diversos prémios e o reconhecimento no panorama musical. Já em 2021, o seu álbum Do Coração foi indicado para um Grammy Latino. Para a fadista, e como qualquer pessoa que cresce num bairro popular, o Fado tornou-se o bálsamo diário para os seus ouvidos. Hoje, é ela mesma é uma referência para as gerações mais novas do Fado. A cantora chega ao Festival Fado para apresentar o seu mais recente álbum, Tempestade.
22h00 – Concerto de Camané, no Vivo Rio
Camané é um dos nomes incontornáveis do Fado. O seu primeiro contacto com o género ocorreu ainda em criança, quando se embrenhou na coleção de discos dos pais. Aos 13 anos, venceu o concurso “Grande Noite do Fado de Lisboa”, o primeiro passo para sua carreira. Desde os anos 90, tem lançado discos de forma consistente. Em 2019, com Mário Laginha, embarcou no projeto “Aqui está-se sossegado”, do qual nasceu um álbum com o mesmo nome e que foi indicado para um Grammy Latino. O seu mais recente disco, Horas Vazias, foi lançado em 2021. É com temas singulares da sua carreira e o seu novo trabalho que chegará ao Festival Fado São Paulo.
SOBRE O FESTIVAL FADO
Com 16 edições desde a sua estreia em Madrid, em 2011, ano em que o Fado foi reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, o Festival Fado afirma-se hoje como uma referência internacional na divulgação do género musical. Com presença consolidada na América Latina, a edição deste ano passará por 11 cidades.
Publicado pela primeira vez em 2026.08.17, será republicado até à data do evento/espectáculo.



