educationenviormentportugal

University of Coimbra inaugurates exhibition on preservation and sustainability of urban river ecosystems

A Universidade de Coimbra (UC) vai inaugurar já este sábado, 15 de abril, pelas 16h, a exposição EDURRIO, uma mostra científica que pretende dar a conhecer os ecossistemas ribeirinhos urbanos e, simultaneamente, sensibilizar para a sua preservação e importância na sustentabilidade das cidades.

A exibição estará patente até 16 de junho no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) e na Antiga Estação Elevatória do Parque.

Tendo por base os trabalhos de investigação do grupo Freshwater Ecology do Centro de Investigação do Mar e do Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (FCTUC), a exposição é composta por 28 painéis que mostram imagens de ribeiras escondidas pela cidade, a sua biodiversidade e os serviços que nos fornecem. EDURRIO revela as causas da degradação desses ecossistemas e propõe medidas de gestão e boas práticas com vista à sua melhoria.

«Os rios e ribeiras urbanos têm um enorme potencial para fornecer importantes serviços para a população, desde a manutenção da biodiversidade urbana e da qualidade do ar, passando pela mitigação de cheias e temperaturas extremas, até à melhoria estética da cidade, estabelecendo ainda áreas recreativas e promovendo o bem-estar e a saúde das populações. Queremos passar esta mensagem para que, tando cidadãos como entidades responsáveis pela gestão destes ecossistemas, os conheçam e queriam preservar», asseguram Ana Raquel Calapez e Maria João Feio, investigadora do MARE-UC e organizadoras da exposição.

Esta exposição tem como entidades organizadoras o MARE, o Departamento de Ciências da Vida (DCV) da FCTUC e a Rede de Investigação Aquática (ARNET), em colaboração com o JBUC e a empresa Águas de Coimbra.

A inauguração contará com a presença dos responsáveis pelas entidades parceiras, nomeadamente MARE, JBUC, e Águas de Coimbra, bem como os Diretores da FCTUC e do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade e o Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Coimbra.

Confirme sempre junto da sala de espetáculos ou promotor as condições de acesso, confirmação da data ou horário, local de venda dos bilhetes, preço e disponibilidade.

Siga-nos nas redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e TikTok e veja os nossos conteúdos exclusivos.

Show More

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button
error: Content is protected !!